Financiamento com garantia de imóvel está conquistando espaço como uma alternativa atraente para indivíduos que querem um empréstimo com juros baixos e tempos longos para pagamento. O financiamento é uma das operações mais vantajosas do mercado, se comparada a outros tipos de operações. No entanto, esta operação requer planejamento e conhecimentos aprofundados sobre sua natureza, seus riscos e suas vantagens.
Anúncios
Ademais, as vantagens não são o único aspecto a ser considerado, pois existem pontos importantes que necessitam ser checados antes de decidir por essa alternativa de crédito. Além disso, a liberação do dinheiro pode ser mais lenta e complicada em relação às operações de crédito pessoal, o que pode ser um desgaste. Para saber mais sobre como este financiamento funciona e quais cuidados ele exige.
O que é financiamento com garantia de imóvel e como ele funciona?

O financiamento com garantia de imóvel nada mais é do que um financiamento onde você coloca um imóvel, seja casa ou apartamento, como garantia do seu empréstimo, ele também pode ser chamado de home equity. Assim, você conseguirá taxa de juros menores e uma prazo de pagamento mais longo, em comparação a outros tipos de crédito.
Ele funciona de forma muito simples, você coloca o seu imóvel como um meio de garantir o pagamento das parcelas. Na maioria dos casos, você pode conseguir até 60% do valor de mercado do seu imóvel como empréstimo, tudo irá depender da análise de crédito. Assim, você continuará a usar o bem normalmente, mas ele passará a ficar alienado à instituição financeira até o final do contrato, que pode durar até 20 anos.
Principais vantagens
Entre as diversas vantagens que podemos citar, a que mais se destaca é a taxa de juros mais acessíveis. Isso deixa tudo todo e qualquer financiamento muito atraente. Outros pontos positivos que podemos ressaltar, e o acesso a valores mais altos, já que pode conseguir um empréstimo de até 60% do valor do imóvel, podendo ser muito mais alto do que um financiamento comum.
Mas não para por aí, o prazo de pagamento também costuma ser longo, de até 20 anos. E o principal de todos, mesmo a casa estando como garantia de pagamento, você ainda continua fazer o uso dela normalmente, sem qualquer tipo de restrição. Mesmo com tantas vantagens trouxemos um quadro que apresenta uma comparação com outros tipos de empréstimo, para você vê, como o home equity realmente se destaca.
Tipo de Crédito | Taxa Média ao Mês | Prazo Médio | Necessidade de Garantia |
---|---|---|---|
Financiamento com Garantia de Imóvel | 0,80% | Até 240 meses | Sim |
Empréstimo Pessoal Não Consignado | 5,00% | Até 60 meses | Não |
Crédito Consignado | 1,50% | Até 96 meses | Sim (salário ou benefício) |
Quais são os riscos envolvidos?
Apesar das vantagens, esse tipo de financiamento tem riscos bem significativos que devem ser levados em consideração antes de colocar o imóvel como garantia. O principal é a possibilidade de perder o imóvel que foi dado como garantia, mas isso só acontece caso as parcelas não sejam pagas corretamente. Por se tratar de um contrato de alienação fiduciária, o bem pode ser tomado pela instituição financeira em caso de inadimplência. Mas por ser um processo custoso, geralmente fica como última alternativa do banco ou instituição, mas é um fato que pode realmente acontecer.
Além disso, a burocracia para conseguir a liberação do crédito pode ser maior do que outras opções. O processo envolve análise de crédito, avaliação do imóvel e formalização do contrato, podendo levar mais tempo do que um empréstimo convencional. Uma dúvida muito comum, é sobre a possível venda do imóvel, então, isso só será possível se você quitar a dívida, ou o comprador assumir as parcelas do seu empréstimo, caso contrário, não seria possível realizar uma venda.
O que acontece se ficar inadimplente?
Então, caso aconteça de você ficar inadimplente, você receberá avisos do banco sobre a sua situação. O banco espera que você regularize a sua situação, já que você, provavelmente, não vai querer perder o imóvel, então fará tudo para ajudar, mas caso os atrasos não sejam pagos, eles terão que leiloar a casa.
- Atraso superior a 30 dias: Aplicação de multa e juros sobre o valor da parcela em atraso.
- Notificação formal: Caso a dívida não seja regularizada, o banco notifica o cliente sobre a inadimplência e o risco de perda do imóvel.
- Leilão do imóvel: Se a dívida não for quitada, a instituição pode levar o imóvel a leilão para recuperar o valor emprestado.
Por esse motivo, é muito importante que você pense bem sobre a possibilidade de colocar a sua casa como uma garantia de empréstimo. Já que há um risco de perdê-la. Para que isso não aconteça, é preciso que faça um planejamento financeiro para saber qual será o melhor tipo de financiamento a se fazer.
Considerações Finais
A linha de crédito com garantia de imóvel pode ser uma opção atrativa para quem precisa de um crédito mais, com taxas mais amistosas e maior prazo de pagamento, possibilitando até mesmo valores mais elevados em condições mais adequadas ao dia a dia.
Entretanto, seus riscos envolvem uma necessidade de um planejamento cauteloso, uma vez que a inadimplência pode levar à perda do bem, impactando diretamente na segurança financeira do solicitante. Por isso, é necessário avaliar a real necessidade do crédito e, ainda de forma mais importante, para que as parcelas caberão no orçamento, não comprometendo o pagamento de outras despesas essenciais.
Se você estiver pensando em seguir por esta linha de crédito, vale pesquisa sobre as condições oferecidas por diferentes instituições financeiras e procurar a ajuda de um especialista, antes de assinar qualquer contrato, para que a decisão que você venha a fazer esteja baseada em informações concretas e bem analisadas.
Com organização e responsabilidade, esta linha de crédito pode ser uma ferramenta para viabilizar suas metas financeiras de maneira mais acessível e estruturada, desde que usada com cautela. O home equity pode ser uma boa opção para investimentos estratégicos, como ampliar um negócio ou pagar dívidas mais caras, mas requer empenho no pagamento das parcelas.